Pular para o conteúdo principal

Sala de Jantar Ideal - Metragens mínimas para o seu conforto

     Muitas são as dúvidas na hora de projetar e especificar corretamente a sua sala de jantar, encontrei algumas dicas na internet que gostaria de dividir com vocês e deixar arquivado para futuras consultas.


Até o fim os anos 50, as salas de jantar eram amplas com pé-direito alto e recheadas de móveis escuros e severos – mesa com até 20 lugares, cadeiras robustas de espaldar alto, o indispensável bufê e, claro, a cristaleira -, todos na mesma linha. A modernidade trouxe salas bem menores – onde as áreas de jantar e de estar são separadas por dois ou três passos -, e instaurou a mistura de estilos, cores e materiais. Veja como resolver a área destinada ao jantar nessas dicas de especialistas.

Acertando na MESA

1° Muita gente sonha com uma mesa de jantar grande, mas é um contra-senso se o living tem apenas o clássico conjunto de sofás de 3 e 2 lugares – ou seja, onde se acomodam 5 pessoas. O jantar deve ser proporcional.

2° É preciso lembrar que a sala é para você e sua família – não para visitas. E que hoje em dia há poucas ocasiões para um jantar formal – prevalece o estilo americano mesmo, bem descontraído.
3° Antes de escolher a mesa é preciso definir o espaço, medindo as paredes e deixando no mínimo 80 cm para as cadeiras – menos que isso, o usuário fica espremido e desconfortável.

4° Embora a grande tendência seja a mesa quadrada, a redonda é ideal para ambientes menores, não só porque permite melhor circulação como porque acomoda mais gente.
A mesa redonda para 4 pessoas mede o mínimo 1,00m de diâmetro; para 6 pessoas, 120m (a quadrada, 1,30 x 1,30 m) para 8, pula para 1,50m (a quadrada de 1,60 m); e para 10, chega na marca de 1,80 de diâmetro.

5° Outra boa opção é uma mesa retangular com um lado escostado na parede; quando necessário, é só puxar e usá-la inteira. Para acomodar 6 pessoas, calcule 0,90 m de largura; para 8, é preciso 1,00 m. Para cada pessoa conte pelo menos 0,60 m para definir o comprimento.

6° Se você está redecorando o jantar e quer seguir a moda, pode comprar duas mesas quadradas e deixá-las juntas, compondo um retângulo, ou separadas – de acordo com as necessidades.

7° Com relação à altura o máximo é 0,75 m, ou as pessoas terão de levantar os ombros e ficarão desconfortáveis.

8° Entre muitas opções, a base pode ser metal ou madeira e o tampo, de mármore ou vidro. Brinque com tons, materiais e estilo, levando em conta que o branco e as cores claras ampliam o espaço, assim como o vidro.

9° A localização ideal? Se a mesa puder ficar próxima à cozinha, perfeito! Se for quadrada ou retangular, colocada na diagonal em relação às paredes, dá um efeito interessante.

No papel principal, CADEIRAS

10° Muitos decoradores hoje consideram as cadeiras os elementos mais importantes da sala de jantar, por isso mesmo elas precisam ser extremamente confortáveis. As cadeiras comuns tem cerca de 45 cm de largura, o que nem sempre é suficiente para um adulto.

11° Se sua mesa tem pés de aço e tampo de vidro, experimente combinar com cadeiras de madeira ou de ferro pintado de branco; é uma das tendências atuais.

12° Naturalmente, cadeiras estofadas são mais confortáveis do que as rígidas, mas também são mais pesadas visualmente. Almofadas sob medida podem resolver o assunto.

13° é melhor não optar por tecidos muito claros: se preocupar com pequenos incidentes com molhos pode prejudicar a digestão… Aplicar produtos impermeabilizantes, como Scorchgard, ajuda, mas não resolve. Prefira tecidos laváveis, como camurça, chenille e jacquard (opções mais trabalhadas disfarçam eventuais manchas)

14° As cadeiras não precisam ser todas iguais – nem na forma, nem no material. Essa é outra tendência nova. Em mesas retangulares a variação pode ser apenas nas cabeceiras (peças de vime e junco, em contraste com as demais, em madeira e metal) Em mesas quadradas, cadeiras iguais apenas frente a frente, num duo divertido. Em mesas redondas, colocação alternada, jogando com cores diferentes. Esses são alguns exemplos. Pode-se ainda misturar várias cores em tecidos lisos ou com listras finas, ou optar por padrões em composé na mesma cor.

15° Cadeiras com braços são muito mais confortáveis, mas ocupam bem mais espaço que as comuns. Uma boa opção é usá-las somente nas cabeceiras da mesa retangular. Nas quadradas assim como nas redondas, o ideal é que tenham também rodízios, facilitando dessa forma a movimentação dos comensais.

A melhor ILUMINAÇÃO

16° Capítulo importante na hora de comer, a iluminação deve ser estudada com todo cuidado. É essencial definir exatamente o lugar da mesa para planejá-la. Pode-se usar plafond ou spots estratégicos, mas um pendente no centro da mesa é o mais indicado.

17° Mesmo optando por um lustre central, exija um modelo em que as lâmpadas sejam protegidas por vidro, para não esquentar demais nem ofuscar a vista.

18° Se o ponto de luz não estiver coincidindo com centro da mesa, vale deslocar o lustre com corrente ou com um fio encapado na mesma cor do teto, que fica discretíssimo.

19° Para alguns, o lustre pendente deve ficar entre 0,70m e 1,00m de altura em relação á mesa. Para outros, é a dona da casa quem determina a medida: deve ficar um pouco mais alto do que ela. Mas todos concordam: é fundamental a luz se espalhar por igual sobre a mesa.

20° Você pode combinar dois tipos de iluminação no jantar: um pendente no centro da mesa e em torno das lâmpadas embutidas em rebaixo de gesso – recurso que exige mão-de-obra especializada.

21° Como as lâmpadas dicróicas esquentam muito e as fluorescentes dão um tom de escritório à pele de quem estiver sob seu efeito, é melhor adotar as incandescentes – procure um tipo especial existe no mercado, que confere uma luz dourada ao ambiente.

22° Cuidado para não exagerar na dose, pois o excesso de claridade irrita. Instalar no interruptorum dimmer, que regula a intensidade da luz, é uma boa pedida. Com ele, você pode criar um clima ideal para um jantar mais romântico.

Bufê e outros COADIJUVANTES

23° O bufê não tem papel importante apenas nos dias de festa. Além de ser uma ótima opção para guardar o serviço, pode fazer as vezes de aparador quando o tampo é de mármore ou protegido por vidro, para receber pratos quentes e úmidos.

24° Se o espaço for pouco para o bufê, uma alternativa é adotar pequenos é adotar pequenos móveis espalhados pelos cantos, que podem funcionar também como mesinhas de apoio.

25° Outra opção é o aparador, menor e mais leve (basta 0,40m de profundidade) – na mesa, as travessas dificultam o serviço e desorganizam o visual.

26° Tapete sob a mesa não é aconselhado. Se fizer questão, calcule 0,80m a mais de cada lado além da mesa, ara o livre movimento das cadeiras sobre ele.

27° Compre a toalha de acordo com o formato da mesa. Calcule o caimento à volta da mesa em torno de 20 cm, ou seja: para uma mesa quadrada de 1,20m de lado, toalha de 1,60 x 1,60 m. Toalha até o chão (sem arrastar), só em festas em que os convidados não sentem à mesa. Quanto à cor e ao padrão, o branco é praxe em noite gala; ocasiões informais permitem a descontração dos tons mais fortes e das estampas, combinando com o serviço de jantar.

28° Por fim, um enfeite, pelo menos um. Aí o gosto fala mais alto do que as regras. Se as paredes forem de cor neutra, um quadro bem colorido fica ótimo e um com texturas claríssimas, também. Paredes de tom vivo pedem algo neutro, mas você pode obter um efeito espetacular com um quadro-escultura multicolorido, por exemplo.

Fonte: http://www.modernidademoveis.com/2008/04/28-dicas-para-sua-sala-de-jantar/

     De acordo com Jaqueline Ribeiro - Design de Interiores encontrei a matéria abaixo de seu blog, muito interessante e com imagens e medidas importantíssimas a serem observadas para um correto dimensionamento da sala de jantar. A matéria na íntegra e como fonte de consulta pode ser conferido  em seu site  http://www.designinteriores.com.br/mobiliario/medidas-para-mobiliario.


Medidas para mobiliário


Medidas para mobiliário


Muitas vezes me deparo com ambientes minúsculos onde neles, mal cabem os principais móveis. Nesses casos me vejo na obrigação de desenvolver projeto de móveis com medidas menores das padrões, os quais não atenderão às reais necessidades do cliente, mas em função do espaço disponível, não tenho outra opção. Os clientes, quando compram um imóvel, não têm o conhecimento técnico e a visão que um profissional da área tem e por isso ao olhar para as medidas do ambiente não conseguem perceber se haverá ou não espaço suficiente para os móveis, justamente por não saberem quais são as medidas necessárias.
Neste post gostaria de esclarecer estas dúvidas sobre medidas para mobiliário para que, ao medir um ambiente, você, mesmo leigo neste assunto, possa ao menos saber se os móveis básicos e essenciais que você necessita na sua casa caberão ou não nela. Não estou colocando medidas padrões, pois elas variam de acordo com a marca e modelo dos móveis, mas essas medidas são as mais indicadas e ideais para se ter o mínimo de conforto e espaço suficiente de acordo com a função do móvel.
   
Quarto
Móveis principais: Cama, criados, guarda-roupa e móvel para TV (hoje existente em praticamente todos os quartos).
Medidas mais usadas nos quartos:
Cama de solteiro – 0,88 x 1,88m
Cama de casal – 1,38 x 1,88m/1,58 x 1,98m/1,93 x 2,03m são os padrões mais comuns utilizados, existindo outras medidas porém não muito usadas.
Guarda-roupa – A largura de um guarda roupa varia muito, mas para se ter um bom espaço dentro dele o ideal é que cada porta tenha pelo menos 35cm de largura, na pior das hipóteses, pois, menos do que isso as roupas ficam muito apertadas. O ideal é que sejam com pelo menos 40cm de largura.
A profundidade é a maior causa de incômodo na escolha desse móvel, já que quando é muito pequena, os cabides não cabem na posição correta dentro dele. Os guarda-roupas mais populares normalmente têm em média 50cm de profundidade, o que é muito pouco e assim os cabides têm que ficar um pouco de lado dentro deles fazendo com que as roupas fiquem mal acomodadas.
Analisemos a situação:


Cabides
Cabides
Um cabide tem aproximadamente 45cm de largura (variando em modelos comuns entre 40 e 45cm). Temos que considerar que precisamos de uns 3 ou 4 cm de sobra de cada lado dele para que, com a roupa, ele ainda possa ficar reto e bem ajeitado dentro do guarda-roupa, ou seja, internamente o móvel deve ter uns 53cm para que o cabide e a roupa fiquem adequadamente posicionados. Perdemos sempre uns 2cm com o fundo do guarda-roupa, portanto tudo isso quer dizer que a profundidade ideal para um guarda-roupa deve ser de pelo menos 55cm, isso no caso do móvel com portas de abrir, pois se forem de correr devemos ter essa medida mais a medida do trilho das portas que é de mais ou menos 6,5cm, ou seja, o móvel deve ter pelo menos 61,5cm de profundidade.
Móvel para tv – Se a tv for ficar no móvel ele deve ter de 35 a 40cm de profundidade e a largura vai depender da largura da tv, mas sempre deixando um espaço a mais além do tamanho dela.
Se a Tv for ser instalada na parede e não for ser usado dvd, então não é necessário móvel. Se for ser usado dvd então o móvel ou nicho para ele deve ter aprox. 35cm de profundidade.
Guarda-roupas
Guarda-roupas
   
Cozinha
Mobiliário com espaço para pia, fogão, geladeira e microondas.
Medidas mais usadas nas cozinhas:
Uma cuba para pia tem de 40 a 56cm de largura, ou seja, precisa de um armário de 60cm para ficar bom, se for uma cuba dupla, então o armário deverá ter 80cm pelo menos.
Um gaveteiro de tamanho adequado tem 40cm.
Um fogão de 4 bocas e um microondas convencional precisam de pelo menos 60cm de largura e uma geladeira duplex pequena de 70cm de largura nos espaços onde serão instalados.
Ou seja, com estes dados você sabe que precisa de pelo menos 3,00m de espaço para ter estes itens principais, considerando que é ideal que o microondas não fique sobre a pia, fogão ou geladeira.
Cozinha
Cozinha
   
Sala de TV
Móveis principais: Rack e sofá
Rack – Mesmas medidas do móvel do quarto - Se a tv for ficar no móvel ele deve ter de 35 a 40cm de profundidade e a largura vai depender da largura da tv, mas sempre deixando um espaço a mais além de largura dela. Se a Tv for ser instalada na parede e não for ser usado dvd, então não é necessário móvel. Se for ser usado dvd então o móvel ou nicho para ele deve ter aprox. 35cm de profundidade.
Sofá – Cada assento de um sofá deve ter pelo menos 50cm e o braço normalmente tem uns 20cm, ou seja, um sofá de 3 lugares tem no mínimo 1,90m e o de 2 lugares 1,40m (considerando que esses são os menores mais populares). A profundidade é em média de 85 a 90cm.
Sala
Sala
Sala de jantar
Mesa com cadeiras ( a quantidade depende do espaço disponível)
Mesa de jantar 4 lugares : Quadradas ou redondas, normalmente tem 1,00 x 1,00m
Mesa de jantar 6 lugares : As retangulares normalmente tem no mínimo 1,60 x 0,90m e as redondas 1,40 x 1,40m
Mesa de jantar 8 lugares: As quadradas normalmente tem no mínimo 1,40 x 1,40m, as retangulares 2,00 x 0,90m e as redondas 1,60 x 1,60m.
   
Para as cadeiras é necessário um espaço de uns 90cm em volta da mesa, para, quando alguém estiver sentado, ainda sobre passagem por trás para circulação. Por exemplo, se a mesa tem 1,60×0,90, o espaço total necessário será de mais ou menos 3,40 x 2,70m já com as cadeiras considerado que deve haver circulação de passagem para outros ambientes.



























Sala de jantar








Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, a dica é pensar no tamanho de um jogo americano, com uma sobrinha. Dessa forma, cada pessoa deve ter livre uma espaço de no mínimo 60cm. Para facilitar, fiz a tabelinha abaixo com as medidas ideais das mesas para 4, 6, 8 e 10 pessoas. Quanto à largura das mesas retangulares, a medida mínima é de 85cm (lembram do jogo americano?) e a máxima não deve ultrapassar 1,20m.

É importante que o espaço ao redor da mesa seja de no mínimo 0,90cm para permitir a circulação, mas se o espaço permitir, a circulação de 1,20m é a medida ideal. Essa medida vai definir tanto o tamanho quanto o formato da mesa.

Quanto ao formato, as mesas retangulares se adaptam melhor em ambientes mais estreitos, e podem acomodar um maior número de pessoas. Já as quadradas ouredondas podem acomodar até 8 pessoas, mais do que isso exige um tamanho muito grande e desconfortável.

Para saber quantas pessoas cabem em uma mesa, a dica é pensar no tamanho de um jogo americano, com uma sobrinha. Dessa forma, cada pessoa deve ter livre uma espaço de no mínimo 60cm. Para facilitar, fiz a tabelinha abaixo com as medidas ideais das mesas para 4, 6, 8 e 10 pessoas. Quanto à largura das mesas retangulares, a medida mínima é de 85cm (lembram do jogo americano?) e a máxima não deve ultrapassar 1,20m.


AS CADEIRAS
Aqui o tamanho também é muito importante. Se sua mesa já é pequena e a circulação em volta dela é mínima, não dá pra colocar cadeiras imensas, né? Então, a regra continua sendo a da proporção ao espaço, e principalmente, ao tamanho da mesa. Reserve os modelos com braço apenas para as cabeceiras, no restante da mesa eles atrapalham um pouco a mobilidade. Elas podem fazer conjunto com a mesa, serem estofadas ou completamente diferentes. Isso vai depender do estilo que se quer.

O APARADOR
Se depois de colocar a mesa ainda tiver espaço, vale a pena ter um aparador ou um bufê. No dia a dia essas peças recebem os adornos e enfeitam a sala, e na hora de receber, podem ser muito úteis como apoio. O material não precisa ser, necessariamente, igual ao da mesa, pelo contrário, pode ficar mais interessante mesclar materiais.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação ideal para a sala de jantar deve ser difusa, para ficar mais aconchegante, e deve evitar o foco direto sobre a mesa, que pode esquentar ou refletir nos olhos. O ideal é escolher um pendente, ou mais de um, dependendo do tamanho da mesa. Os modelos mais atuais são grandes e decorativos, criando um bonito efeito além da iluminação. Ao redor da mesa pode-se usar luminárias embutidas com foco em quadros ou sobre o aparador.

Se optar por um pendente, a altura ideal é que o meio da cúpula fique na altura dos olhos, variando de acordo com o tamanho da peça escolhida. No geral, a parte inferior da cúpula fica a aproximadamente 150cm do piso.

INSPIRE-SE!Depois dos móveis definidos, vale a pena caprichar nas paredes, pra tornar a sala ainda mais aconchegante: papel de parede, madeira, espelho, cores, quadros…
Sala linda com mesa retangular para 10 pessoas, em laca branca com tampo de vidro, e cadeiras sequinhas estofadas. O pendente é lindo, mas poderia ser maior, ou serem 2, já que a mesa é grande. Adorei a parede do fundo, com painéis de madeira e espelho colado. Projeto: Gisele Busmayer via Stammer Fotografia.
Decoração bem leve com mesa para 8 pessoas com tampo de vidro e cadeiras giratórias (adoro!). Repare que a da cabeceira tem o mesmo moldelo, mas com braços. O aparador é em laca branca com portas de espelho. Projeto Mayra Lopes via Annual Design.
Adoro essa sala! A mesa quadrada pra 8 pessoas é de madeira e vidro, e as cadeiras fazem conjunto, com encosto de palhinha. O pendente rebuscado em cristal é o ponto principal, que dá um toque de sofisticação. O espelho, a tela e o tapete de couro complementam a decoração. Projeto: Cybele Barbosa para Casa Cor Brasília.
Sala moderna com mesa quadrada para 6 lugares em laca e vidro branco, cadeiras estofadas e um pendente curvo lindo (só dá pra ver um pedaço na foto). Projeto Cynthia Rondelli para Morar Mais Brasília.
Duas propostas parecidas de salas com mesa redonda para 6 pessoas. Na primeira a mesa é emoldurada por uma parede de nichos decorativos, e a mesa é de vidro para detacar o pé, de desenho escultural. Projeto de Hélio Albuquerque e Sônia Peres. / Na segunda foto a mesa é de madeira escura, que combina com a recoração masi sóbria. Achei as cadeiras desproporcionais, mas adorei o pendente de tecido preto, bem grande. Via Skonahem.


Metragens mínimas para o seu conforto

Sala de estar, de jantar, quarto, banheiro, cozinha e área de serviço.
Encontre aqui referências para definir seu projeto, e acerte nas contas de seu conforto.
Numa construção ou reforma, definir dimensões dos ambientes significa levar em conta não só as funções específicas de cada espaço, mas também suas necessidades e desejos pessoais. E para se tornar confortável deve seguir algumas medidas mínimas, não só relacionada ao tamanho dos animais, mas também ao distanciamento dos móveis.
Sala de estar (7 m² )
Com dois sofás de dois lugares (1,60 x 0,70m) e duas mesas laterais (0,60 x 0,60m)
Considera-se um espaço mínimo de 1,20m, para que as pessoas sentadas possam manter entre si um bom distanciamento e livre circulação.
Sala de jantar para seis pessoas (11 m²)
Com uma mesa (1,40 x 0,90m) de seis cadeiras sem braço, cada uma com 0,50 x 0,50m
A área de refeição pede espaço de circulação em torno da mesa, mesmo com as cadeiras ocupadas.
As medidas variam de acordo com a posição da mesa em relação às paredes. O espaço deve permitir que uma pessoa levante e se sente com conforto, sem risco de encostar a cadeira na parede.
Se a sala de jantar se integrar a outro ambiente, reserve no mínimo 1,25 m livre entre a mesa e qualquer outro móvel.
Dica: Para escolher o tamanho da mesa de acordo com a sua necessidade, calcule entre 6c. Considera-se um espaço mínimo de 1,20m, para que as pessoas sentadas possam manter entre si um bom distanciamento e livre circulação.
Dormitório (9 m²)
Em todo o quarto precisa sobrar espaço de circulação para a pessoa se vestir e para abrir a porta do armário. Neste exemplo, a distância entre a cama e o armário é de 0,90 m.

Banheiro (2,50 m²)
Com pia, vaso sanitário e boxe (sem bidê). 3,60 m² para um banheiro com bidê.
Sendo que a parede que vai recebe-lo deve crescer 0,90 m no comprimento. Em ambos os casos, para o boxe, 1,20 m x 0,90 m são suficientes para que uma pessoa possa se esnsaboar e se enxugar.
Cozinha (6 m²)Com pia, geladeira, fogão, armário, microondas e lava-louça.Reunir equipamentos relativamente grandes e todos com portas, cozinha é lugar de várias atividades.
Uma cozinha pequena, do tipo “corredor”, exige pelo menos 1,20 m de circulação.
DICA: Não hesite em construir espaços integrados. É o melhor jeito de aproveitar a metragem sem desperdícios para a circulação.
Área de serviço (5 m²)Com máquina de lavar, tanque, armário-depósito,tábua de passar e varal. Lavar roupa, estender, passar são atividades que exigem o corpo em movimento. Portanto, reserve 0,90 m de circulação para tais atividades.
Fonte: http://mundedicasetruques.wordpress.com/2010/09/20/medidas-minimas-dos-ambientes-metragens-minimas-para-o-seu-conforto/ 


Comentários

  1. Muitas pessoas têm dificuldade de visualizar os espaços quando compram um imóvel, e o problema vêm depois na hora de colocar o mobiliário. Essas dicas são muito importantes para auxiliar a todos no momento de olhar os espaços, medir e saber se serão suficientes para suas necessidades.
    Parabéns pela matéria e obrigada por me dar a oportunidade de fazer parte dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, muito obrigado pelo carinhoso comentário, visitei seu site e achei maravilhoso, parabéns pelos trabalhos.

      Excluir
  2. I see your dining table structure, i think that this is perfect and stylish dining table (Sala de jantar 8 lugares).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marvel, thank you, I hope this post can help you. Enjoy it!!

      Excluir
  3. Olá Márcio Carmona adorei as suas dicas, só que minha sala de jantar e estar são juntas e micro ao todo mede 3,60 X 2,00 então você imagina como fico perdida nesse espaço, quero mesa e sofá só que não cabe rsrsrs mas essas dicas irão me ajudar. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol tudo bem? Respondi no seu e-mail mas acho que não recebeu, espero que meu post possa lhe ajudar. Obrigado pelo carinho e boa sorte.

      Excluir
  4. Oi, Márcio. Excelente blog. Tenho um problema parecido com o da Carol. Minha sala no projeto media 4X5m e era integrada. Por um erro na execução, ficou 4X4. Acha que ainda consigo integrar estar e jantar? Estou muito contrariada com o que aconteceu e buscando ideias... se puder me ajudar, ficarei grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana tudo bem? Realmente é bem pequena mas acho que dá para integrar os dois ambientes utilizando móveis versáteis, como a mesa FLIPPY MESA DOBRÁVEL 120X80 da Tok Stok. Quando nào estiver usando ela vira um ótimo aparador. se quiser, nos envie sua planta e teremos prazer em lhe indicar algumas sugestões ok? Forte abraço.

      Excluir
  5. Márcio Carmona... suas dicas são ótimas!!! Apenas queria uma dica sua, eu tenho uma tampo de vidro temperado de 12mm que mede 1,50 x 1,50, agora necessito saber quais as dimensões mínimas que a base deve ter para garantir a estabilidade e segurança da mesa e que mantenha o conforto e espaço para acomodar as pernas dos usuários. Se puder me ajudar fico grata. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Cássia de Carvalho tudo bem? Você deve respeitar a dimensão mínima de 0,60 cm para as pernas, lembrando que depende de como e qual material você pretende utilizar para fazer a base de sua mesa, por isso você deve conversar com quem for executá-la para que fique bem firme ok? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Márcio adorei suas dicas, mandei fazer minha planta porem minha casa toda tem q ser dentro de 70 metros. Estou com duvidas na cozinha. Minha cozinha tem 2,65x 3,50 tem um balcao para separar a mesa de jantar(6 cadeiras), onde vai a mesa de jantar é 2,75 x 3,50. Quero saber se ambos fica um ambiente apertado. Aguardo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Obrigado pelos comentários. O ideal é você fazer o projeto e colocar todos os itens em escala respeitando as dimensões mínimas para circulação. Sugiro você procurar um profissional qualificado para fazer um projeto adequado respeitando as dimensões sugeridas acima garantindo a satisfação e conforto final do projeto.

      Excluir
  8. Boa tarde, estou construindo minha casa, os ambientes sociais da casa serão integrados, sala tv, sala jantar cozinha. minha sala de jantar tem 4x3, e será dividida da cozinha apenas por um balcão tipo ilha, adoro mesas quadradas, será que caberia uma mesa pra oito pessoas confortavelmente em minha sala de jantar?

    ResponderExcluir
  9. Olá Érica tudo bem? O mesmo que respondi acima cabe para sua situação. O ideal é você fazer o projeto e colocar todos os itens em escala respeitando as dimensões mínimas para circulação. Sugiro você procurar um profissional qualificado para fazer um projeto adequado respeitando as dimensões sugeridas acima garantindo a satisfação e conforto final do projeto. Se precisar estamos em Campinas, SP e será um prazer fazer seu projeto.

    ResponderExcluir
  10. Olá Márcio. Estou com uma dúvida, fiz minha cozinha planejada, porém a mesa ficou maior que a medida padrão, medindo 0,86 m. Gostaria de saber a altura adequada para as cadeiras, na verdade farei banquetas de encosto baixo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Mário Macedo tudo bem? A altura ideal de mesa é entre 0,75 - 0,80 cm do chão, espero que dê certo sua cozinha planejada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcio minha cozinha que esta em contrução vai ter 4x3,85, irei usa-la como cozinha e jantar será que ficará bom??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadir tudo bem? Minha resposta já seguiu por e-mail. Espero que tenha ajudado.

      Excluir
  13. Ola Márcio! Minha sala de jantar e integrada ao estar e fica na entrada do apartamento. As suas medidas São 2m de comprimento (parede lateral ao corredor) x 2.65 de largura (incluindo a circulação da porta de entrada). Que tipo de mesa devo usar? Queria por uma retangular de mesa1,8x0,90 com cadeiras somente no comprimento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Maria Aparecida tudo bem? Minha resposta já seguiu por e-mail. Espero que tenha ajudado.

      Excluir
  14. Ola Mário, seu blog é muito bom, parabéns. Eu tenho uma dúvida, e gostaria que me ajudasse, estou terminando a construção da minha casa e a minha cozinha e sala de jantar serão integradas, quero fazer um balcão com a mesa saindo dele, do balcão até a sala de tv eu tenho 3.70 m, de comprimento por 3.20 de largura, quero colocar uma mesa retangular pra 8 pessoas, que ficaria 4 de cada lado, pelas medidas que vi no seu blog, seria 2.40m comprimento e 90 cm de largura, sobraria entre a mesa de jantar e o sofá, 1.30m, esse espaço é suficiente? agradeço se me responder....Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Pedro Antonio tudo bem? Minha resposta já seguiu por e-mail. Espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que leio uma coisa útil e extremamente bem feita. Parabéns e com certeza seu blog entrou na lista dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  18. Charlers Muller obrigado pelo gentil comentário, a intenção é que possa realmente ajudar muitas pessoas na hora de pensar em seus espaços.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Marcio, encontrei seu blog no momento que mais preciso ter alguma idéia de como dispor a mesa da jantar de 06 lugares em minha casa, o problema é que minha sala de jantar no projeto teria 2,90x2,15 e como achei que ficaria muito pequena, mandei retirar o balcão que dividia os ambientes e agora não sei como fazer para conseguir essa divisão. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano tudo bem? Fica difícil esclarecer sua dúvida por e-mail, o correto seria projetar todo o ambiente integrando a sala de jantar aos outros ambientes.

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Olá Marcio,
    por favor, gostaria de uma dica sua sobre que tipo de mesa (para 8 pessoas)colocar numa varanda gourmet de 2,60 x 3,40?
    Grata

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de uma ajuda para comprar uma mesa de jantar para uma área de 3.44m2. Mesa seria de 06 lugares.
    área para mesa: 2.0 X 1.72

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de uma ajuda para comprar uma mesa de jantar para uma área de 3.44m2. Mesa seria de 06 lugares.
    área para mesa: 2.0 X 1.72

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelas dicas, elas serão muito uteis.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  25. Olá Márcio,tudo bem?
    Parabéns pelo blog e seu grande amor por sua profissão,ajudando o próximo com tanto carinho.
    Herdei uma base de mesa redonda em madeira de lei, escura.Desprezei o tampo por não ser da mesma madeira,e encontrar-se estragado.As medidas da mesma são: 0,68 de altura e 0,82 x 0,82.Meu ap é petit:58m.Que altura seria ideal, e o tampo terá que ter qual circunferência?
    Gostaria que vc me fizesse a gentileza de responder-me,através
    de e-mail.Desde já,agradeço pela sua gentileza! Abraço fraterno,Noélia

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, gostaria de saber qual o espaço (m²) que deveria ter para colocar 20 mesas redondas de 1,20 de diâmetro com sete cadeiras (respeitando o espaço e a circulação entre cadeiras e mesas).

    Atte,

    Bruno dos Anjos Ambrosio

    ResponderExcluir
  27. Olá Márcio,
    Meu nome é Angela Novaes e tenho um espaço na cozinha de 1,6m x 1,3m , qual seria a melhor mesa para 4 cadeiras de 0,45m de largura?

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Márcio, chamo-me Orlindo, sou de Moçambique. O seu blog é muito informativo.O meu quarto vai levar uma cama Queen Size (1,98 m de comprimento x 1,58 m de largura). Entre a cama e o armário vou preservar uma distância de 90 cm, como recomenda no seu blog. Gostaria de saber, se posso preservar 60 cm de circulação nas duas laterais do comprimento da cama? Abraços

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde Márcio.
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Optei por fabricar um banco fixo para sala de jantar. A que distância devo colocar a mesa do banco para nao ficar desconfortável? Não terei espaço para movimentar o banco e nem quero ter que deslocar a mesa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Borgata Hotel Casino & Spa - Mapyro
    Compare reviews, photos and location 부천 출장샵 for Borgata Hotel Casino 구리 출장마사지 & Spa 성남 출장마사지 in Atlantic City, NJ. 군포 출장샵 Mapyro users 고양 출장안마 can enjoy driving directions, driving directions,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira

     Estava pesquisando sobre técnicas construtivas para pergolados e encontrei várias matérias que apresento aqui como fonte de pesquisa para quem pretende construir seu pergolado com várias dicas de quem já trabalha com este tipo de estrutura.    Encontrei no blog do engenheiro civil Alan Dias de São Paulo a excelente matéria que replico aqui pra vocês com várias fotos e ótimos exemplos de diversos tipos de pergolados, com certeza algum destes pode servir no seu projeto. Fonte da pesquisa, disponível em: < http://estruturasdemadeira.blogspot.com.br/2007/02/obra-pergolado-pergolado-sendo.html >. Acesso em  03/01/2014 Pergolado, Pérgola, Caramanchão em Madeira Obra : Pergolados executados por Carpintería Estruturas de Madeira Local : Diversos Madeiras Utilizadas : Itaúba/Cumarú/Garapeira/Madeiras de demolição Características : As madeiras NUNCA encostam em alvenarias e nem no solo, evitando a passagem de água do concreto/solo para a madeira. Isso faz com que as peças semp

Hospital São Francisco - Unidade Boulevard - Mogí Guaçu